A mídia digital em geral ainda é muito influenciada pela mídia tradicional, mas o contrário ocorre com cada vez mais frequência, assim como a credibilidade das informações via blogs e redes sociais aumentam e consolidam um novo formato de busca pela i...nformação.
As redes sociais já são uma revolução vitoriosa, e o desafio agora é fazer o uso delas para a democratização da comunicação comunitária, de uma maneira que não sejam criados novos monopólios, agora de mídia digital.
A geração dos anos 60 teve que se moldar as novidades, a dos anos 90 cresceu junto com a internet e a que tem hoje cinco anos já nasceu conectada, e vem com um "DNA Digital” integrado. Estas mudanças de comportamento também se refletem no relacionamento das pessoas, seja via movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos e até mesmo com as marcas comerciais.
É o próprio internauta quem coloca e capta as notícias e compartilha as informações nas redes sociais, seja para divulgar, protestar ou criticar sem a necessidade de intermediação da mídia tradicional. Este movimento vem desestabilizando a indústria do diploma universitário de jornalista, de forma irremediável e leva em rodo também os sindicatos. Urge os ditos governos de vanguarda despertar para esta realidade!
Por Claudio Calmo - jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário