terça-feira, 29 de maio de 2012


         De Atenas a Porto Alegre, seja mais rápido, sustentável e feliz agora: vá de bici!



        Desde a antiga Grécia, a felicidade foi a resposta dos filósofos quando a pergunta era sobre o sentido da existência humana. De fato, o que buscamos, no final das contas, é ser feliz. 
Mas nem Sócrates, Platão ou Aristóteles podiam prever que as ruas e praças de Atenas, locais onde a democracia foi criada, seriam o espaço da opressão, do confinamento, da ruptura dos laços sociais, da perda de qualidade de vida e da destruição do planeta. 
E não se trata de linguagem figurada: estive em Atenas em 1992 representando o Brasil no Campeonato Mundial de Ciclismo e circulei por um trânsito caótico e agressivo. Excesso de carros, excesso de stress, excesso de poluição. Os gregos, agora mergulhados numa das maiores crises financeiras, são famosos em toda a Europa pela forma descontrolada que guiam seus automóveis.
       Em Porto Alegre não é muito diferente: nossas ruas, e algumas praças inclusive – tal como o Largo Glênio Peres – também estão abarrotadas de automóveis, e se tornaram o palco das tragédias humanas, e também das esperanças de um mundo melhor. 
       Em determinados horários, a cidade praticamente para, mas felizmente não para todos. A bicicleta surge como uma flor no meio de um pântano de CO2.  Em termos de rapidez, realizamos há pouco o Desafio Intermodal, e demonstramos que a bicicleta é o veículo mais rápido em comparação com o automóvel ou o ônibus. Tal teste foi inclusive noticiado (Zero Hora, 10/05/2012, página 46).
        Mas qual a relação entre a bicicleta e a felicidade? Quem faz esta pergunta provavelmente nunca andou de bicicleta. Já na primeira pedalada você descobre o que significa ser mais feliz, mais livre, mais conectado com a cidade e com as outras pessoas; um sentimento de pertencimento, de proximidade, de simplicidade, de convivência, de bem estar, de saúde, de não destruição do planeta. Não é a toa que o título do livro de um dos idealizadores da Massa Crítica se chama Nowtopia (Utopia do Agora). Lá de São Francisco na Califórnia, Chris Carlsson nos ensina que, andar de bicicleta é uma das melhores formas de ser mais feliz, e ser mais feliz agora. Basta subir na bicicleta e pedalar. 
         Através da nossa associação – Laboratório de Políticas Públicas e Sociais – estamos realizando a Escola da Bicicleta para adultos. No domingo que passado, nossas alunas deram um passo importante em suas vidas. Era só olhar o rosto delas para entender tudo o que estou querendo dizer neste artigo. Seja mais feliz agora, vá de bici!


Marcelo Sgarbossa
Advogado e Professor Universitário
Diretor do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais - Lappus

Nenhum comentário:

Postar um comentário