quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Atividades do mês de março alusivas ao dia internacional da mulher

Em Porto Alegre:

28 de fevereiro – votação da lei do CEDM – 14h na Assembléia Legislativa

05 de março - Seminário pelo Dia Internacional da Mulher

das 9h às 17h30min, no Centro Administrativo do Estado (CAFF - Av. Borges de Medeiros, 1.501)

5 a 9 de março - Jornada de Lutas da Via Campesina: em várias cidades do RS. (serão ações descentralizadas - 3 atividades no estado, uma em Palmeira das Missões, outra em Santa Cruz e Metropolitana de Porto Alegre). Na Região Metropolitana devem concentrar em torno de mil mulheres. Os temas que farão parte das formações serão: violência, transgênicos e agrotóxicos (contaminação do leite materno), trabalho e creche.

06 a 09 de março – Seminário Mulheres e Segurança Pública em Porto Alegre (inscrições encerradas)

07 de março – atividade do Dieese com a CUT – dia todo (em construção)

07 de março – Prêmio Mulher Cidadã – que é uma premiação da Assembléia Legislativa para indicações dos(as) Deputados(as) e do conselho Estadual das Mulheres

08 de março - haverá caminhada em Porto Alegre

09 de março - 20h Sintrajufe – sexta-básica(é uma atividade mensal) o tema deste mês é dedicado para as mulheres - atividade cultural)

20 de março - 17h – Aborto: crime ou direito?

Local: CAFF – Centro Administrativo do RS

23 de março - Diálogos para ação – 9h ->Local: Sindicato dos Bancários

26 de Março - Posse do Novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (prioridade para as moradoras de Porto Alegre)

26 de março - Hora: 18:30 às 21h

Ecologia e Soberania Alimentar: uma defesa feminista na Rio +20

-> contra a privatização da água

-> contra os agrotóxicos

-> contra a economia verde

Convidadas:

- Esther Vivas - em videoconferência

- Via Campesina

- Marcha Mundial das Mulheres

Promoção: Secretaria de Políticas para as Mulheres-SPM/RS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Gilvã Grellert, pré-candidato a Prefeito do Cristal

O microempresário Gilvã Grellert é o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores a Prefeito do Cristal.

Reunidos na manhã do domingo, 26, a militância do PT recebeu a visita do deputado federal Henrique Fontana e do ex-prefeito de Santa Vitória do Palmar e Presidente do IRGA, Cláudio Pereira, na residência do vereador Nicolau Trescastro (foto).

O Diretório Municipal do PT tem mantido reuniões sistemáticas, debatendo programa de governo, tática eleitoral e concluindo a formação da nominata de pré-candidatos a vereadora e vereador.

“Aqui no Cristal vamos apresentar um programa sintonizado com o governo federal de Dilma e o governo estadual de Tarso Genro, aproveitando os melhores exemplos de nossas administrações na região sul”, enalteceu Fontana.

Para Gilvã, o momento é de tratar do futuro do município com toda comunidade cristalense, “queremos conversar com todos, dialogar com os demais partidos, mas acima de tudo apresentar propostas viáveis que vão projetar o nosso município no contexto da região, do estado e do país”.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

do jornal Ibiá - Montenegro

Heitor e o desafio de unir o PT

Todo processo de disputa interna, especialmente a escolha de um candidato a prefeito, produz efeitos colaterais num partido político. O Brasil e o Rio Grande do Sul estão cheios de exemplos de siglas que foram para a eleição partidas porque não conseguiram selar a paz entre as facções que se enfrentaram nas prévias. Reverter esta lógica e aproximar as diferentes correntes em torno do objetivo comum de chegar ao Palácio Rio Branco é a primeira tarefa de Heitor Lermen, escolhido neste domingo, por uma diferença de apenas cinco votos, para ser a cara do PT no pleito de outubro.

É a terceira vez que Lermen conquista a indicação do partido. Em 2004, ele era pré-candidato até momentos antes da convenção, quando o PT decidiu coligar com o PDT e ele acabou concorrendo como vice da ex-vereadora Iolanda Hofstätter. Nas eleições seguintes, em 2008, manteve a cabeça de chapa, mas acabou perdendo a disputa. O que diferencia os dois processos de escolha anteriores do que se encerrou neste final de semana é a forte disputa interna em torno da indicação. Em 13 de novembro do ano passado, o ex-vereador Ricardo Kraemer foi o escolhido, mas o processo acabou anulado por falta de quórum. Domingo, Lermen venceu não só Ricardo, mas outros dois pré-candidatos que desistiram para apoiar seu adversário: Marcelo de Azevedo e Reilly Ruiz. Ganhou por 83 votos contra 78. No total, 164 filiados foram às urnas, sendo que três votaram nulo.

A disputa interna entre Ricardo e Heitor não é nova. Ano passado, na renovação do diretório e da executiva do partido, os dois também bateram de frente. Naquela oportunidade, a vitória foi de Ricardo, que conquistou a presidência. No diretório, seus apoiadores têm 51% dos assentos, enquanto os aliados de Heitor, 49%. Tamanho equilíbrio já sinalizava para um resultado apertado, confirmado pelos números deste domingo.

Ontem à tarde, em visita ao Jornal Ibiá, os dois lapidavam um discurso de unidade. Lermen destacando que o importante é o que vem frente. Ricardo, sugerindo que o grande vencedor da prévia foi o partido, por ter mantido sua característica de democracia interna. Aliás, vencedor e vencido fizeram questão de salientar que estão juntos e que consideram o PT realmente pronto para governar a cidade. O vereador Marcos Gehlen, acompanhando a dupla, assinalou que a mobilização dos militantes, inclusive com a volta de antigos filiados que estavam afastados do partido, foi uma grande vitória para todos.

"Fui escolhido pré-candidato a prefeito"

A escolha definitiva do pré-candidato a prefeito pelo PT é mais um importante movimento no tabuleiro de xadrez da política local. Até então, a corrida pela Prefeitura tinha apenas uma candidatura consolidada: a do vereador Marcelo Cardona (PP). Lideranças de outras siglas vêm acompanhando atentamente as movimentações no "partido da estrela", pois têm interesse em construir alianças.

Heitor Lermen está disposto a conversar com todos, mas não pretende abrir mão da cabeça de chapa. "Fui escolhido para ser pré-candidato a prefeito e não a vice", adverte. Fazer parte de um "frentão", portanto, não é uma ideia para ser jogada na lixeira, desde que os outros partidos concordem em se unir a ele, em torno de um programa de governo e de um projeto de desenvolvimento para a cidade. Acredita que isso é possível, tendo em vista o sucesso de acordos semelhantes em Brasília e no governo do Estado. Os únicos partidos que não fazem parte do leque de alianças do PT são o PSDB, o Dem e o PPS.

Heitor sabe que não será fácil, mas não teme as críticas. "Lógico que existem pessoas que não concordam com isso, mas não podemos negar que o Brasil cresce na medida em que estas articulações produzem seus efeitos positivos", observa. A popularidade do ex-presidente Lula e de sua sucessora, Dilma Rousseff, estariam mostrando que a sociedade apoia os que trabalham por ela. "Vamos colocar nosso plano de governo embaixo do braço e conversar com os outros, ouvindo sempre, com muita humildade", promete.

Fonte: Jornal Ibiá

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Montenegro

Aliança entre a Democracia Socialista e a Esquerda Democrática venceu o encontro municipal do PT de Montenegro neste domingo, 12, ungindo o companheiro Heitor Luiz Lermen à condição de pré-candidato a Prefeito do município. A companheira Simone Schaffer integra a coordenação do grupo que nos levou a mais esta importante vitória.

Zelmute Marten

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PT 32 anos


O Partido dos Trabalhadores completa 32 anos, em fevereiro, marcado por “uma história de luta pelo Brasil”, slogan que marca as comemorações em todo País. Aqui no Rio Grande do Sul, o PT Estadual faz sua festa no dia 13 de fevereiro, segunda-feira, no Cais do Porto, em Porto Alegre, a partir das 18h30min, para registrar esta trajetória. Os convites estão a venda na sede municipal do PT de Porto Alegre, no PT Estadual, nos gabinetes dos deputados e vereadores. A organização avisa: os primeiros a chegarem na festa trocam o convite por um CANECO COMEMORATIVO AOS 32 ANOS DO PT.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Porto Alegre sediará o 1º Fórum Mundial da Bicicleta

As vésperas do aniversário de um ano do trágico atropelamento de ciclistas, que ocorreu no dia 25 de fevereiro de 2011 – e que deixou 17 pessoas feridas –, um grupo de ciclistas de Porto Alegre que utilizam a bicicleta para diversos fins, assim como empresários do setor de comércio e serviços gerais, decidiu aproveitar a ocasião e debater com a sociedade o papel da bicicleta nos âmbitos social, econômico, ambiental, esportivo e cultural. Para isso, do dia 23 a 26 de fevereiro será realizado na capital gaúcha o 1º Fórum Mundial da Bicicleta, que contará com diversas atividades e oficinas relacionadas ao tema.

Veja programação e informações no www.forummundialdabici.com

Leia matéria completa clicando aqui. (Sul 21)